A Esperança da Caixa de Pandora

Apesar de todo o caos ela existe!

Pacote completo

with 11 comments

Nós seres humanos temos uma tendência crônica de super valorizar os defeitos e menosprezar as qualidades. Tudo incomoda, irrita ou não é de bom tom. Esquecemos que quando gostamos de uma pessoa, gostamos com tudo dentro, do pacote completo porque não é somente as coisas boas que faz daquele indivíduo alguém tão especial para nós.

Mas numa era onde tudo é pra ontem e a ordem é tolerância zero algumas pequenas atitudes que vai contra nossos hábitos é o motivo para se iniciar a terceira guerra mundial e fazer do termo boa convivência apenas um clichê politicamente correto.

A capacidade de cada um olhar para dentro de si e fazer uma auto-análise é praticamente nula, pois criticar o amigo, o parente, o namorado (a) é muito mais simples do que enxergar as próprias limitações e pior, é mais prazeroso do que procurar compreender e relevar.

Pra que perdoar se eu posso magoar? Pra que apaziguar se eu posso criar intrigas? Pra que me esforçar um pouco e tentar entender que o meu amigo também é um ser humano e que por muitas vezes também atura minhas esquisitices?!

Por isso, o relacionamento interpessoal está cada vez mais complexo no século 21. Não existe mais a boa conversa, o prazer de reuniões entre amigos, tudo fica limitado a tela de um computador ou aparelho celular.

È muito mais fácil hoje em dia você criar vínculos com alguém no Twitter, Facebook, Orkut ou pelos serviços de mensagens instantâneas do que com seu vizinho de porta, no qual você esbarra no corredor todos os dias quando vai trabalhar e não dá nem bom dia.

As pessoas estão esquecendo da cortesia, do viver bem e feliz, de sorrir todos os dias. Ninguém se empenha em melhorar, evoluir. O mais cômodo é dizer que o outro que está errado e ponto final.

Lembre-se que o que você é hoje, o caráter que você tem, o que modelou sua personalidade foi um apanhado de ações e reações que sucederam ao longo de sua vida, inclusive seus defeitos. Não existe acerto sem o erro. Não existe a perfeição além da divina. Ainda não existe no mercado pessoas só feita de qualidades ou só de defeitos. O pacote é completo.

Não cabe a ninguém criticar, mas sim a resignação de procurar entender o amigo, o pai, a mãe, o namorado (a) que por sua vez contribui com sua parcela de tolerância para compreender que você também não é perfeito, mas que não deixa de ser aquela pessoa tão especial e iluminada.

Written by Babi Arruda

12/04/2011 às 11:55

11 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Como sempre, muito bom. E viva o pacote completo que somos todos 😉

    @amanda_arm

    12/04/2011 at 12:05

    • Obrigada querida ^.^

      Pacote completo, nunca pela metade 😉

      Bjssss

      Babi Arruda

      12/04/2011 at 16:56

  2. Babi, há algum tempo eu escrevi sobre algo que me incomoda: pessoas que escrevem no twitter ou em outras redes sociais que “gostariam de ter um botão delete ou block na vida real”.

    Seria um “caminho mais fácil”, digamos. Afinal, aquele que “me incomoda ao discordar ou não faz parte da minha comunidade” deve ser excluído do vínculo rapidamente. Daí demonstrações de intolerância principalmente nas redes. E no dia a dia a indiferença dá o tom das relações.

    Estamos perdendo algo fundamental para uma boa convivência: o afeto. Muita gente pensa que o afeto é aquela coisa “melosa” de casais apaixonados ou o receituário comum de vários autores de “auto ajuda”. Mas não: o afeto tem a ver com a alteridade, a percepção do outro como pessoa, em seu pacote completo de virtudes e defeitos, e não apenas mais um número, uma estatística, um obstáculo que deve ser removido. Um simples olhar pode fazer boa diferença na vida de alguém.

    Muito bom seu texto!

    Bj!

    Jaime Guimarães

    12/04/2011 at 16:57

    • O afeto é um ingrediente fundamental para nossa sanidade. Não pode se perder em vaidades.

      Obrigada querido =***

      Babi Arruda

      13/04/2011 at 13:51

  3. Adorei o texto .. e como disse a Amanda.. “Viva o pacote completo” =D

    @Animadissima

    12/04/2011 at 18:22

    • Obrigada flor…e uma ode ao pacote completo 😉

      Bjs

      Babi Arruda

      13/04/2011 at 13:52

  4. Venda casada. Compra-se os dois.

    Deviam proibir.

    Mas nao tem Procon do amor!

    alicia

    13/04/2011 at 13:46

    • Se tivesse Procon eles estariam sobrecarregados de tanta reclamação!

      Beijão

      Babi Arruda

      13/04/2011 at 13:53

  5. Baibi, concordo com tudo que você escreveu no seu texto. As pessoas estão exigindo cada vez mais e abrindo mão cada vez menos. Eu mesma me vejo um pouco assim, e isso faz com que os relacionamentos se tornem mais difícieis. Outra coisa que me incomoda muito é essa coisa de: msn, bbm, email, facebook, etc. TUDO é via internet. Os relacionamentos interpessoais estão indo ladeira abaixo! Outro dia escrevi sobre isso (http://soulpancakes.blogspot.com/2011/04/o-fim-do-mundo.html)..vai entender!

    beijos

    Rita de Holanda

    14/04/2011 at 10:03

  6. Babi, adorei seu comentário sobre o texto. rs rs
    Realmente, bbm agora virou mania nacional entre as minhas amigas – e isso me dá pânico total!!!
    Beijo enorme!

    Rita

    17/04/2011 at 16:42

    • Dá pânico estar fora da Geração Y…e eu acho que esse tb é seu caso kkkkk – corriga-me se eu estiver ebganada 😉

      Beijão

      Babi Arruda

      17/04/2011 at 19:43


Deixe um comentário

