A Esperança da Caixa de Pandora

Apesar de todo o caos ela existe!

Ícones da cara de pau

with 5 comments

Para simplificar as coisas eu costumo dizer que as pessoas são estranhas. Sim, estranhas, esquisitas, dotadas de comportamentos um tanto complexos. Não vou entrar nas questões de idiossincrasias de cada um ou na influência ambiental e cultural. Só porque fulano não pensa ou toma uma atitude igual a todo mundo já é estranho. E a maioria pensa dessa forma porque temos dificuldade em aceitar as pessoas como elas são.

Porém, existem algumas pessoas que abusam do direito da estranhesa. Elas simplesmente não têm nexo. São paradoxais. Nesse ponto podemos dividir em duas vertentes: as que são estranhas com todo direito de sê-lo, sem nenhuma segunda intenção midiática e as que são na verdade ícones da cara de pau.

Essas se dizem estranhas, problemáticas e sei lá mais o que, fazem o que bem entendem e depois agem como se nada tivesse acontecido. Com aquele sorriso de galã ou heroína de novela das oito olham para você e fazem aquela cara de político em plena campanha. E se você ainda questionar tal comportamento vai ser chamado de louco.

Hoje em dia é muito comum isso acontecer. A inversão de valores está cada vez mais gritante e a busca por mentiras e ilusões que satisfaçam o ego frágil e infantil está mais constante. As coisas estão meio sem parâmetro, um caos generalizado de pequenos desrespeitos pelo próximo.

E no meio desse cenário onde se mistura hipócritas, falsos e comediantes surge esses ícones pós-modernos do malandro 171, aqueles bons de papo, cheio de histórias bem enfeitadas, com enredos que parecem perfeitos.

Tudo parece se encaixar, mas com um olhar mais aguçado pegamos as falhas, os buracos e os contos mal contados. E as desculpas são as mais esfarrapadas possíveis e a cara de pau tamanha que o indivíduo tem que manter a cútis amadeirada lustrada com óleo de peroba para continuar com o próximo episódio.

Neste momento você provavelmente está pensando naquele seu vizinho que “pega emprestado” o seu jornal de domingo pela manhã e que durante a tarde vem conversar sobre as notícias do futebol com você. Ou então aquele (a) ex-ficante que disse que era melhor parar de ficarem, mas dias depois entra no MSN e fala que quer recordar os velhos tempos. Também tem aquelas que se dizem “amigas”, mas não passam de cobiçadoras da vida alheia.

Os exemplos são dos mais variados. Não precisa pensar muito para encontrar esses ilustres ícones da cara de pau do seu dia-a-dia. Quando menos esperar, essas faces de madeira aparecerão em sua vida e causarão os sentimentos de indignação e repudio.

Mas você também pode fazer como eles: dar uma de louco e oferecer um vidrinho de óleo de peroba. Diga que estamos no verão e que ele pode usar como bronzeador.

Anúncios

Written by Babi Arruda

18/01/2011 às 10:58

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. O mundo, minha cara, é nada mais que uma “festa estranha com gente esquisita”…ehehehee.

    De gente assim, tô cheia. Aposto que tu também 😉

    @amanda_arm

    18/01/2011 at 11:06

  2. é isso aí! mas todos nós temos esse lance de ser cara de pau as vezes, seja pro bem ou seja pro mal. né?

    O problema é que hoje em dia as pessoas tem medo do inferno. um dia escrevo essa teoria melhor.

    adorei!

    beijo

    Raphael

    18/01/2011 at 11:33

  3. ADOREIIIII .. Nem vou estender nos comentários por que você já até sabe …. HAHAHAAHAHAH Vou mandar via Correio esse texto … E junto um litro de óleo de PEROBA HAHAHAAH
    ADOREI 😉

    Carla Cavalcante

    18/01/2011 at 11:41

  4. Babi, adoro seus textos. Concordo, vivemos em um mundo repleto de pessoas estranhas … há muita diferença entre ser diplomático e ter a intenção de enganar e levar vantagem, fazendo de conta que é inocente … Beijos

    Luciana

    18/01/2011 at 15:13

  5. Me senti ofendido…

    =P

    Alessio Esteves

    18/01/2011 at 17:51


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: