A Esperança da Caixa de Pandora

Apesar de todo o caos ela existe!

Insegurança e medo

with 6 comments

Não tem como não admitir que nós entramos na era da insegurança. Por todos os caminhos que percorro vejo nos olhos de cada um o medo, a falta de confiança em si mesmo para tomar decisões, elaborar projetos, mudar de vida.

O que fizemos com nossa auto-estima? Onde foi que nos perdemos que qualquer coisa diferente no habitual ou então qualquer reação não esperada nos transforma em bichinhos indefesos? Cadê o auto-controle e as certezas de que estamos no lugar certo e na hora certa?

Não dá mais para ter essas interrogações tomando conta do cotidiano. A sociedade está se perdendo a meio de tantos medos e fobias. Se uma coisa não deu certo no passado não adianta se trancar dentro de uma concha. Tem que se viver da melhor forma possível. Se fechar dentro das próprias incertezas não fará com que a história se modifique.

Não passamos de eternos adolescentes inseguros e com a cara cheia de espinhas, com visões distorcidas da realidade. A imaturidade emocional não é uma fábula, mas sim um espelho das nossas infantilidades perante a vida.

Está na hora de crescer e se necessário rever conceitos, deixando de lado convicções engessadas. Não tenha medo de ousar, de tentar fazer tudo de novo com a esperança de um resultado positivo no final. Se os frutos colhidos não forem os almejados, não tem problema. Tenta-se de novo na próxima estação.

O importante é não recuar diante das possibilidades nem utilizar discursos decorados de derrotismo. Aliás, não há nada pior que o sentimento de vitimismo. Isso é extremamente cansativo, além de ser por demais dramático. A psicologia inversa não funciona quando não estamos em dia com nossa auto-estima e as vontades do nosso ego.

O medo nos afasta dos objetivos porque ele não é um bom conselheiro, assim também como o desespero e a ansiedade não ajudam com soluções. Só trazem mais problemas e insegurança.

Temos que ser corajosos e arriscar o que temos de melhor. Tenha a certeza que as pessoas não são fórmulas matemáticas e que inevitavelmente as ações delas poderão interferir negativamente na sua vida, mas não devemos deixar de tentar ou de sonhar por causa disso.

A sociedade tem fabricado seres humanos medrosos e inseguros emocionalmente, completamente frágeis e descartáveis. Isso é muito ruim em todos os sentidos porque nos deixa a mercê de desequilíbrios e o caos não produz e, por sua vez, o autoritarismo sufoca.

O segredo é olhar com segurança para dentro de si e colocar em prática todos os valores positivos. O medo sempre vai existir, porém, ele não pode ser mais forte que suas convicções. O fortalecimento emocional é necessário para a sobrevivência e ser forte não é se isolar ou bloquear as emoções, mas sim flexível com suas escolhas.

Anúncios

Written by Babi Arruda

16/12/2010 às 09:40

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Caramba Barbara, acabou comigo! Que puxão de orelha!

    Carmem Sanches

    16/12/2010 at 10:01

    • Kkkkkkkkk espero que tenha sido uma puxada e tanto. Acho q vc estava precisando 😉

      Beijos

      Babi Arruda

      21/12/2010 at 18:37

  2. Você é FODA! rsrsrsrs
    Sem comentários! parabéns!

    Janaína

    16/12/2010 at 12:32

    • Kkkkkk obrigada Jana =)

      Beijão!

      Babi Arruda

      21/12/2010 at 18:36

  3. Concordo com você em gênero, número e grau. Disse o mesmo assunto em meu blog. Impressionante como as idéias comungam! Parabéns!!!

  4. O mais difícil não é enfrentar os medos e inseguranças de frente. O mais difícil é reconhecê-los e admiti-los e saber que mesmo deles a gente tira algum gozo. Porque se não conseguirmos fazer esta varredura dentro de nós não ser possível nem começar a tentar detê-los, ou ainda, contorná-los para melhorar a qualidade de vida. Ter medo e insegurança é normal, é essencial, o que não se pode é ficar engessado em conceitos e verdades que a gente inventou pra si ou inventaram para nós, como você mesma disse.
    Novamente um texto muito bom de se ler e se refletir.
    Como sempre.

    Pacha Urbano

    19/01/2011 at 13:59


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: