A Esperança da Caixa de Pandora

Apesar de todo o caos ela existe!

Disfarces da psique

with 5 comments

As pessoas são prisioneiras. Vivem dentro de uma série de conceitos e filosofias que enclausuram a mente, os sentimentos, as sensações e as emoções. Mesmo com a lógica comandando a razão, os disfarces da psique se tornam muito evidentes no cotidiano burocrático e sistemático.

 

Um afeto mal resolvido, uma briga não muito bem brigada, um linguajar cometido e um pensamento conversador de etiquetas sociais. Tudo isso leva o ser humano a um estado irreal de sua condição perante a existência.

 

Como se não bastassem as ilusões, projeções e fantasias existe um adjetivo que cada vez mais se destaca no dicionário: a alienação. Considere isso um estado aquém do imaginário poético e sonhador porque ele trabalha com informações deturpadas pelo que consideramos real.

 

Seria um apanhado de ideias, fatos (torcidos e/ou retorcidos), sentimentos projetados em falsas premissas e visão egocêntrica, charlatanismo barato de propagandas e marketeiros sociopatas e sim, uma pitada sórdida de analfabetismo.

 

E voualá: estamos colocando nos alicerces da sociedade mentes jovens e vazias, improdutivas na sua origem e concepção, sem senso crítico ou qualquer tipo de senso enfim. Pessoas incapazes de ter uma opinião, uma posição, alguma coisa que justifique o título que o homem é ser pensante.

 

Seres robotizados e alienados, desinteressados, desestimulados. A culpa seria de quem? Da mídia, dos pais, das instituições educacionais? Um “mea culpa” para todos e principalmente para o ser alienado em questão que sofre de dispersão crônica da realidade, um disfarce muito mal arranjado e medíocre para esconder seus medos.

 

Posso dizer que a decepção é causada por uma idealização, inspirações e desejos alimentados pela negação do real. Já a alienação é a pura rejeição consciente da realidade, o que qualifica uma covardia brutal da inteligência lúcida.

 

Fico paralisada com tamanha falta de percepção, de consciência dos fatos puros e simples. A relutância na aceitação e a fuga como uma medida desesperada chega a ser um disparate. Às vezes o sofrimento é necessário naquele momento. Não opte por criar camadas suavisadoras. A desilusão com certeza é uma armadilha muito pior.

 

Esse disfarce da psique é uma epidemia moderna corroborado pelo sistema corrupto e interessado numa população emburrecida e cheia de argumentações microscópicas sobre reality shows.

 

A alienação é mais que uma exclusão do ser como indivíduo. É um suicídio do intelecto!

Anúncios

Written by Babi Arruda

09/12/2010 às 10:48

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Se superou, diva. Seu melhor texto até hoje. :***

    Wanessa

    09/12/2010 at 10:55

    • Obrigada minha Diva…vindo de você é o melhor elogio ever ^.^

      =***

      Babi Arruda

      09/12/2010 at 10:59

  2. Alienação é o mau que vai consumir e deteriorar toda sociedade em um futuro não muito distante.

    Belo texto!

    Raphael Evangelista

    09/12/2010 at 14:35

  3. Li seu texto e lembrei de “O Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley. O livro é de 1932, e não poderia ser mais atual assim como seu texto.

    Pacha Urbano

    10/12/2010 at 16:42

    • Não conheço o livro, mas confio na sua bagagem cultural kkkkk

      Bjsss

      Babi Arruda

      14/12/2010 at 15:34


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: