A Esperança da Caixa de Pandora

Apesar de todo o caos ela existe!

O autocontrole e a neurose

with 10 comments

Parece que hoje em dia o mundo está andando mais rápido, o tempo passa numa velocidade que muitas vezes chega a esbarrar no surreal e a vontade que temos é que ele pare só por alguns instantes, ou que pelo menos, caminhe mais devagar para que consigamos fazer tudo dentro de 24 horas.

 

Toda essa questão de tempo e espaço junto com todas as possibilidades reais e remotas do nosso cotidiano nos torna um pouco obsessivos em relação às consequências das coisas que estão a nossa volta. A vontade é de controlar tudo, moldar as ações aos nossos conceitos, trejeitos e prioridades.

 

Isso pode nos transformar em pessoas manipuladoras e obcecadas pela perfeição, neuróticas em querer controlar todas as situações para que saiam exatamente como planejadas na nossa cabeça.

 

Obviamente que não sou contra o planejamento ou então da necessidade de se ter boa parte do controle das coisas que acontecem, mas existe uma linha muito tênue entre o autocontrole, a forma saudável de lidar com o universo e a mania psicótica de querer controlar a tudo e a todos.

 

É humanamente impossível conduzir todos os eventos de acordo com a nossa vontade. Existe o desejo, porém na prática, existem situações que são alheias as nossas idiossincrasias. E não adianta tentar compulsivamente alterar esta realidade. Além de não conseguir vai se irritar profundamente.

 

Não podemos colocar nossas perspectivas e projeções em terceiros ou então nas ações alheias. Se fizermos isso seremos pessoas frustradas, amarguradas, insatisfeitas com o próprio ego.

 

O que devemos desenvolver é o autocontrole das nossas sensações, sentimentos e ambições. Tudo na medida certa para que a ilusão não bata a nossa porta. Saber se controlar é um dom muito especial que evita diversos aborrecimentos desnecessários.

 

Logicamente não é simples, mas tudo é uma questão de prática, de hábito, de aplicar conscientemente em pequenas coisas do dia a dia. Ninguém nasce sabendo e tudo nessa vida é uma grande evolução.

 

O autocontrole é necessário para que não atropelemos a nossa vida, porque quando passamos a fazer as coisas desordenadamente querendo controlar até mesmo as reações das pessoas, entramos num ciclo vicioso de neurose que não traz benefício para ninguém.

 

Absorva que simplesmente não dá para controlar tudo, a todos e a sua vida ao mesmo tempo. Mantenha o autocontrole para não se perder dentro das suas próprias regras e não acabar decepcionada consigo mesma.

Written by Babi Arruda

22/11/2010 às 12:54

10 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Vou ficar refletindo sobre suas palavras por algum tempo. Para mim, são fáceis de digerir, mas nada simples de aplicar.

    Nossa Senhora do Amor Próprio, rogai por nós!

    @flahqueiroz
    http://www.relicariovazio.blogspot.com

    Flah Queiroz

    22/11/2010 at 13:08

    • Eu disse que era fácil? rssss

      Mto longe de ser fácil. Se ainda não é capaz de ação que pelo menos absorva o roteiro. Desempenhar o papel é apenas uma questão de tempo 😉

      Roguai por nós. amém!

      Babi Arruda

      22/11/2010 at 13:35

  2. Primeira tentativa de comentar: erro. Segunda: erro. Alô, destino, vamos parar de birrinha?

    Ah, tia… Vou refletir sobre suas palavras por um bom tempo. Embora fáceis de digerir, não são nada simples de aplicar [no meu caso].

    Nossa Senhora do Amor Próprio, rogai por mim!

    @flahqueiroz
    http://www.relicariovazio.blogspot.com

    Flah Queiroz

    22/11/2010 at 13:22

  3. “O Prêmio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc… que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto em suas letras, e suas palavras.”

    Eu indiquei seu blog!

    Das regras:

    – Exibir a imagem do Selo no Blog

    – Exibir o link do blog que você recebeu a indicação

    – Escolher outros blogs para dar a indicação e avisá-los.

    Caso se interesse, no meu blog tem o selo do prêmio. t mais.

    __Vin' ~Watanabe~

    22/11/2010 at 21:48

  4. Faz parte do ser humano viver esperando por algo. PLanejando e sonhando.

    Não que isso seja ruim, mas realmente, autocontrole é a chave pra não se perder na neurose de conseguir algo que no fim, às vezes nem é tanto lá o que a gente procurava.

    @amanda_arm

    23/11/2010 at 08:45

    • Se não houver o autocontrole poderemos perder aquilo que mais desejamos!

      Bjs

      Babi Arruda

      23/11/2010 at 13:14

  5. Não penso que a muito o que esperar da vida e já me conformei de que o mundo não muda só por minha vontade, então vou administrando o que eu consigo, o que cabe a mim e que eu considero minha responsabilidade. Tenho um certo autocontrole quando quero que alguma coisa aconteça. Geralmente eu faço o que eu posso, as vezes o que não posso, se acontecer bem, se não, amém. Rss

    Thiago Peixoto

    23/11/2010 at 10:40

    • E qual é a sua receita de autocontrole? Tenho certeza que os leitores aqui do blog adorariam saber, pois não é fácil muitas vezes controlar nossas idiossincraisas.

      Eu controlo aquilo que posso e a cada hora posso uma coisa, mas não tudo ao mesmo tempo. Sou humana demais…rsss

      Bjs

      Babi Arruda

      23/11/2010 at 13:17

  6. Eu não controlo as idiossincraisas…Preciso primeiro saber o que ela é para depois bolar uma estratégia boa para controla-la…

    Thiago Peixoto

    23/11/2010 at 13:32

    • É extremamente difícil controlar as idiossincrasias, por isso questionei sobre sua forma de autocontrole. Então posso dizer que você não bola uma estratégia, mas sim age de acordo com a vontade do momento. Uma estratégia é um plano fechado e burocrátio que serviria para tudo e não para algumas coisas.

      Enfim, como vc diz, acho que hoje sou eu que estou brisand…rsss

      Beijos

      Babi Arruda

      23/11/2010 at 13:39


Deixe um comentário

