A Esperança da Caixa de Pandora

Apesar de todo o caos ela existe!

Consciência: ter não significa ser

with one comment

Tecnicamente todos têm e deveriam usar com muita freqüência ou pelo menos aliada ao mínimo de bom senso para agir com mais coesão. Mas a famigerada consciência é uma donzela solitária, trancafiada em sua torre a espera de libertação. Considerada às vezes um modelo ideal de construção humana.

 

Como sabemos a teoria é diferente da prática e o fato de ter não significa ser ou poderíamos classificar que ter consciência não significa ser consciente. Parece estranho, mas se pararmos para analisar isto é muito coerente porque o instrumento (consciência) todos nós temos, mas saber utilizá-lo é outra questão.

 

Os conceitos e preceitos estão ao alcance de todos, pois vivemos na era da informação e disseminação do conteúdo. Porém, isso não faz com que a pessoa alcance a conscientização. É necessário certo esforço e uma noção simples de realidade.

 

Enumerar aqui o que leva um ser a ignorar os fatores que geram a consciência plena de convicções é desperdício de linhas. As verdades são múltiplas e as histórias de vidas distintas para tentar elucidar questões filosóficas da existência. O importante é entender que nem todo sujeito cheio de pilares é capaz de ordená-los de forma eficiente e consciente.

 

Vejo pessoas com níveis culturais espetaculares e com uma consciência de dar inveja a muita gente, mas incapazes de transformar tudo isso em conscientização. Ela está além de uma mente lúcida. É um exercício de cidadania, uma necessidade de unificação com as retóricas e facilitador de entre o vírus e seu hospedeiro.

 

Se as questões de sustentabilidade dependesse somente da consciência teríamos hoje um mundo bem melhor. Mas ela depende da conscientização e essa é muito difícil de ser alcançada.

 

Parece que criamos um bloqueio mental para aceitar as coisas como elas deveriam ser. Estabelecemos um elo com a compreensão, no entanto, quando deveríamos ser a ponte para as ações transmutadoras nos perdemos em egoísmos e criamos ideais utópicos, um ufanismo barato do politicamente correto.

 

É necessário despertar. Não dá mais para ver a vida passar e não fazer absolutamente nada. Mova-se. Saia da inércia. Conscientização está além de palavras e sonhos. Ela é real e precisa ser praticada para que a sociedade tenha uma melhor perspectiva. Sem isso ficaremos desmotivados e sem planos para o futuro.

 

O segredo da evolução está na conscientização. Com ela o homem reinventa o mundo sem destruir os recursos naturais e promove o bem estar coletivo. Sem ela temos o fim decretado com o aquecimento global: um erro estratégico da soberba ou um vacilo da consciência humana? Prefiro não saber.

Anúncios

Written by Babi Arruda

07/10/2010 às 15:13

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Ótima maneira de expor esta diferença! Ter consciência é diferente de ser consciente e atuar conforme esta conscientização. Porque ter somente a consciência das coisas não é ação.

    Quando ouço estes caras do Hip-hop ou do Rock gritar que têm consciência, que tem atitude, sempre pergunto mentalmente para eles que consciência seria essa, e que atitude seria essa.

    Tornar atitudes a conscientização é que é importante de fato.

    Tomara que muitos se inspirem no seu texto e tornem sua consciência em verbo de ação nas suas vidas.

    Pacha Urbano

    08/10/2010 at 09:33


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: