A Esperança da Caixa de Pandora

Apesar de todo o caos ela existe!

Morrer com honra, sempre!

with 3 comments

Nada acontece por acaso. Tudo acontece de acordo com nossas ações. O cotidiano não é uma obra do destino, mas sim apenas um reflexo de nossas atitudes perante a vida. Viver e achar que os fatos se desenrolam alheios as nossas energias é pura ilusão, que um dia acaba e acarreta em sofrimento desnecessário.

Você é responsável pelos seus pensamentos, palavras e ações. Aprenda a conciliá-los com valores nobres que a colheita com certeza será de alegria e prosperidade. Porém, tenha a convicção de que se o plantio for baseado no egoísmo, arrogância, inveja, entre outros, os frutos serão amargos e azedos.

Bens materiais são objetos que propiciam certo conforto no dia-a-dia, mas eles não ditam o que somos. Os valores morais são tudo que temos de realmente nosso e perdê-los por um punhado de moedas não vale a pena. Entenda que nem tudo que reluz é ouro e que o fascínio pelo brilho dourado pode cegar os olhos da alma.

É sempre preferível morrer com honra do que viver desonrado. Esse era o princípio máximo dos samurais. Um código de honra imbatível. Ter uma vida desonrada era o pior que podia acontecer. A morte nunca foi um problema. A desonestidade sim!

Princípios, honra, valores. Eles são nossas maiores riquezas, pois não importa a dificuldade que enfrentamos ou os obstáculos que temos que ultrapassar. Eles sempre estarão ali como uma base sólida aos nossos pés.

Porém, parece que a globalização fez com que o ser humano perdesse a noção de algumas coisas. Hoje, a palavra de um homem vale menos que uma nota de um real e a credibilidade das relações interpessoais ficou reduzida a um valor insignificante nas estatísticas.

Na verdade a culpa não é da globalização, do mercado financeiro, nem do sistema. A culpa é da própria evolução do homo sapiens, da falta do uso do bom senso e do mau uso do livre arbítrio. Desde que o mundo é mundo as facilidades sempre exerceram um fascínio muito grande na população.

Para tudo existe um propósito e ignorar os sinais que podem nos levar a um caminho de correção é um erro no qual podemos nos arrepender para o resto da vida, porque infelizmente nem sempre conseguimos consertar o que passou e retroceder no tempo ainda não é possível. A marca ficará ali impressa e a cruz apoiada em nossas costas como um fardo muito pesado.

Ação e reação. Atos e conseqüências. Lei da atração e da reciprocidade. Ter consciência que tudo é um ciclo e que o retorno depende primordialmente da integridade do nosso caráter. Nunca perder a serenidade e a simplicidade dos gestos. Sempre ter em mente que a virtude de um homem é medida pelos seus princípios e nunca pelas suas posses.

Honra. Ahhh, não há nada melhor do que andar de cabeça erguida!

Anúncios

Written by Babi Arruda

09/06/2010 às 13:37

Publicado em Artigos

Tagged with , , ,

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. A culpa é da própria evolução do homo sapiens, da falta do uso do bom senso e do mau uso do livre arbítrio.

    @amanda_arm

    09/06/2010 at 17:30

  2. uma das maiores verdades, hoje em dia é difícil acreditar em alguem sem conhece-lo bem (apesar de eu sempre dar uma chance a todos) o que ninguém mais da valor hoje, mais um belíssimo texto Babi, de prender a atenção

    meus parabéns, beijus….

    Edy

    30/06/2010 at 23:27

  3. Hoje em dia Edy, os valores andam perdidos…substituídos por surficialidades, infelizmente! Beijão

    Babi Arruda

    01/07/2010 at 09:25


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: