A Esperança da Caixa de Pandora

Apesar de todo o caos ela existe!

Diferenças e limites: uma linha tênue

with 3 comments

Por todo lugar que você passa, por todos os lados que você olha a informação é sempre a mesma: otimismo, alegria, motivando a todos na busca de seus ideais e objetivos. Uma corrente positiva de mensagens que nos conduz a superação de limites.

Nada contra a estes cenários que tem tudo para beneficiar a todos, porém ainda acho que precisamos ver com muita cautela de como e por onde chegam essas mensagens. Analisar suas fontes e suas intenções é extremamente necessário para que não embarcarmos em falsas ideias e falsos sentimentos de alívio.

Existe uma linha tênue que separa as coisas e muitas vezes não temos a visão necessária para enxergar as situações como elas realmente são. “Ver com os olhos de ver” é um exercício que devemos praticar a vida inteira.

O limite entre perseverança e teimosia é praticamente invisível se não ficarmos atentos as nossas vontades e desejos. Nem sempre aquilo que queremos é o que precisamos para sermos felizes. Muitas vezes nos apegamos a ilusões e fazemos dela uma realidade tangível só para satisfazer nossa vaidade.

E com certeza isso não é agradável de admitir. Tentamos arrumar desculpas para disfarçar nossas imperfeições ou então colocar a culpa em terceiros porque é sempre mais glamoroso desempenhar o papel de vítima e não de bandido.

Como classificar então a diferença entre determinação e insistência? Complicado, confesso! Saber até onde podemos ir sem invadir o espaço alheio, sem ser chato, pedante, maçante. Ter a consciência que devemos lutar, mas por outro lado, saber quando dar um basta para preservar também nossa auto-estima.

Determinado sim. Ultrapassar os limites do bom senso nunca! A sabedoria deve guiar nossos passos para o ponto do equilíbrio. Só assim não seremos lembrados como um estorvo, como alguém que não sabe quando parar para recomeçar.

Porque quando isso acontece, todo o lado positivo da obstinação pode virar obsessão, algo vicioso e doentio que poderá nos levar as profundezas da loucura e da insanidade. Tudo que ofusca a visão e bloqueia a claridade, confundindo os pensamentos deve ser eliminado.

Por isso, as diferenças têm que estar claras na mente e os limites muito bem fixados na nossa percepção. Eles serão o parâmetro de uma vida mais saudável, com menos riscos, e acima de tudo, muito mais digna com possibilidades infinitas de realização pessoal.

Anúncios

Written by Babi Arruda

27/05/2010 às 11:57

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Dizer que gostei deste texto é pouco. Concordo com tudo.
    Parabens pelos textos que vc sempre posta. Parabens pelas conquistas que vc alcançou. Parabens pelas metas que atingiu. Parabens por se levantar toda vez que cai. Parabens por incentivar o entusiasmo e a motivação, quando tantas pessoas optam por ficar na inercia e negativismo.
    Abraços e beijos.

    Manoel

    28/05/2010 at 13:29

  2. “Muitas vezes nos apegamos a ilusões e fazemos dela uma realidade tangível só para satisfazer nossa vaidade.”

    A frase acima me saltou aos olhos. Encontrei teu blog após digitar “linha tênue dos limites” no Google, pois estou pensando em escrever sobre o assunto. Eu nunca sei qual é a linha que separa o aceitável do exagerado, qual é a gota que faz o que era cheio transbordar, na verdade não sei nem identificar quando já estava cheio… Mas tua frase, fazendo relação com a vaidade, talvez venha a me ajudar.

    Obrigado, Barbara.

    Liotâni

    15/08/2014 at 07:54

    • Nunca sabemos qual é essa linha divisória até o dia no qual ultrapassamos os limites.

      Eu quero agradeço sua visita e a oportunidade de ajudá-lo.

      Abraços 🙂

      Babi Arruda

      15/08/2014 at 08:53


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: