A Esperança da Caixa de Pandora

Apesar de todo o caos ela existe!

Morrer de saudade

with 9 comments

Não! Não é uma lenda! Realmente a palavra saudade é intraduzível. De acordo com uma matéria publicada pela BBC de Londres, saudade é a 7ª palavra mais difícil de traduzir segundo uma lista organizada com a opinião de mil tradutores profissionais. Ou seja, como explicar em simples vocábulos um sentimento que está além da compreensão dos dicionários?!

Saudade é tão inevitável quanto o amor e chega de mansinho, sem ninguém perceber. Quando vamos nos dar conta já estamos com aquele aperto no peito, uma tristeza sem explicação, uma vontade imensa de não sei o que. Na verdade até sabemos! Aquela ausência de alguém, o desejo de reviver uma situação ou um sentimento. Simplesmente ter de novo aquilo que ficou no passado.

Por definição da enciclopédia online saudade é a melancolia causada pela lembrança, uma mágoa causada pela ausência acompanhada de um desejo enorme de rever, de ter de novo seja um objeto, uma situação ou alguém.

Viu quantas palavrinhas eu usei para tentar definir o indefinível? E não importa quantas eu use, o quão profundo seja meu vocabulário. Eu nunca irei conseguir chegar perto do real significado desse sentimento que dói tanto que parece que iremos morrer…morrer de saudade!

Mas o fato de estar vivo já nos garante o direito de sentirmos saudade uma vez na vida. Não adianta negar e me dizer que nunca sentiu porque é mentira deslavada. Muitas situações vão embora para sempre, se acabam e nunca mais retornam. A maioria das pessoas que passam em nosso caminho também.

E o que fazer para matar e não morrer por esse sentimento que castiga tanto nossa sanidade? Eu não sei e acredito que ninguém ainda saiba. Muitas coisas não dependem somente de nós. Eu queria ser imune e nunca senti-la, mas isso é tão impossível como achar um sinônimo para ela em uma única palavra.

O certo é que temos que aprender a conviver com ela no dia-a-dia, gostemos ou não da idéia de manter essa sensação de nó na garganta, esse aperto no peito e essa melancolia sem fim. Temos que pegar as lembranças e guardar numa gaveta bem funda e fechada em nossa consciência e coração.

Parece cruel, porém é a melhor solução para tentar sobreviver ao ataque fulminante desse sentimento que não tem pena de ninguém e por onde passa deixa como companhia a angústia e a tristeza.

Por falar em tristeza, de acordo com a mesma publicação, a 5ª palavra mais difícil de se traduzir é altahmam, de origem árabe, que pode ser traduzida como um tipo de tristeza profunda. Será que saudade e altahman possuem alguma ligação?

Bom, isso não sei afirmar já que sou apenas uma mera jornalista com meus parcos conhecimentos sobre a língua portuguesa e sua morfologia (que dirá sobre a gramática árabe!). O mais provável é que já esteja divagando em meus pensamentos, vislumbrando conexões mirabolantes e arrumando soluções utópicas para o meu coração.

Written by Babi Arruda

22/04/2010 às 10:44

9 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Saudade dói. E não é pouco.

    @AMANDA_ARM

    22/04/2010 at 11:02

  2. Sentir saudade é uma delícia! Faz o momento do reencontro ser gostoso de verdade, faz vc sentir borboletas na barriga, traz intensidade aos sentimentos!

    Helô

    22/04/2010 at 11:03

  3. Os dois lados da saudade: dói, mas qdo ela é saciada dá borboletas na barriga. Acho que é isso =)

    Babi Arruda

    22/04/2010 at 11:05

  4. Morrer de Saudades = Banzo
    É um termo africano que os escravos usavam quando alguém morria de saudades…

    Acho que você só pegou um lado da Suadade. Pra mim ela é uma mistura de tristeza e nostalgia. Existe a dor pela falta, mas sempre é acompanhada de boas lembranças.

    Rodrigo

    22/04/2010 at 12:35

  5. Ola Babi!!!

    Amei o blog, do visual ao texto. Parabens menina talentosa! :)))))

    Vou add nos meus favoritos pra visitar sempre 🙂

    A proposito, eu tambem estou começando um blog. Se tiver um tempo faça uma visita, e se gostar divulgue para seus amigos.

    Beijocas :****

    Vanessa

    23/04/2010 at 23:25

  6. Oi Vanessa,

    Mto obrigada pelos elogios ^.^

    Com certeza visitarei seu blog! Beijão!

    Babi Arruda

    27/04/2010 at 13:52

  7. Ahhh Rodrigo…saudade é justamente isso…tristeza pelas boas lembranças…ahhh é mto complexo para explicar…rsss

    Babi Arruda

    27/04/2010 at 14:02

  8. Saudades pelas lembranças boas…. é por aí que eu entendo… saudades dói… e como. Sinto saudades das pessoas que não vejo, com direito a borboletas ao reencontrar…. mas a que mais dói quando bate é das pessoas que não posso reencontrar agora. E que por motivos de ideologia acredito que vou reencontrar no futuro, do outro lado da linha…. a saudades de entrar em casa e ver a vó sentada na sala…. de acordar de manhã e ter meu pai pra mim… o que conforta é que sei que aproveitei muito muito mesmo… então a dica é aproveite demais as pessoas, curta mesmo… esse é o único jeito de fazer a saudades ter pelo menos um gostinho menos amargo….

    Kelly

    11/06/2010 at 10:29

  9. Ah sim, a saudades, a nostalgia…. quase esqueço… adorei o blog! voltarei…..
    beijos

    Kelly

    11/06/2010 at 10:30


Deixe um comentário

