A Esperança da Caixa de Pandora

Apesar de todo o caos ela existe!

O tempo é inexorável

with 3 comments

Volte no tempo e pare por alguns instantes. Agora responda: o que mudou? Sei que você irá dizer um montão de coisas, mas procure se ater somente ao essencial, aquilo que realmente molda uma pessoa e é capaz de definir seus caminhos, sua personalidade.

Pois é, o tempo passou e levou com ele muitas verdades absolutas e várias convicções que hoje não fazem mais sentido. A vida é assim, subliminar, faceira e incerta. Da mesma forma que tudo depende de você, nada foge a ação de terceiros e tudo se torna inexorável. O tempo é inexorável. Mas você não pode ser inexorável. Isto é proibido.

Ontem tudo parecia tão mágico, as coisas giravam dentro da minha órbita programada, mas de repente um novo Big Bang. As minhas afirmativas passaram a ser dispensáveis na nova realidade, como um móvel velho jogado num canto qualquer, sem serventia.

Eu tinha tanta certeza daquilo. Era como uma raiz fincada a fundo, forte e resistente. Acho que me enganei e subestimei a ação do tempo. Não levei em consideração meu inconsciente inconstante, minhas mudanças de roupa, minha troca de pele. Isso faz parte do show da vida. São esses pequenos grandes detalhes que fazem os seres humanos distintos e únicos.

As pessoas mudam e com isso elas passam a ser inexoráveis com você, mesmo sem querer. Isso é um fato inquestionável, irrevogável, passível de protestos e revoluções desarmadas. Mas o melhor mesmo é deixar pra lá essas rusgas com o destino.

Um problema que não tem solução não merece importância nem lágrimas histéricas de piedade e compreensão. Para que se perder tempo com que não há conserto? Já transmutou e o significado é outro, exigindo novos esclarecimentos e condutas. De mais nada adianta lágrimas e um “mimimi” descontrolado, tenha a certeza.

Já é tempo de aceitar a nova realidade e assimilar atitudes diferentes. Simples fatos cotidianos. O que era tornou-se inexorável. Agora é hora de abrir a mente e jogar fora tudo que está caducado, velho e com a validade vencida. Uma faxina interna de conceitos, ideias e pessoas, de julgamentos e sentenças.

Não se apegue a ilusão de permanecer no mesmo lugar, alimentando as mesmas concepções de vida. As transformações são inevitáveis e de nada adianta se manter em uma postura austera e inflexível. Flutue. Libere a imaginação e os sentidos. Não se assuste ao olhar no espelho e ver que mudou. Não há nada de errado nisso. Aceite.

As pessoas precisam aprender a praticar o desapego, inclusive o desapego de si mesmo. Nós somos efêmeros e o que somos hoje não é necessariamente a verdade de amanhã, nem mesmo uma premissa irrefutável. O tempo é inexorável, mas o ser humano tem que estar além desta limitação.

Anúncios

Written by Babi Arruda

25/02/2010 às 23:41

Publicado em Artigos

Tagged with , , , ,

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. O vento da mudança sopra o tempo todo, mas nossa percepção não nos permite acompanhar mudanças sutis, então vem a estranheza quando nos damos conta de que “tudo mudou” e não entendemos que na verdade já vinha mudando desde sempre.

    Muito bom o texto!

    Mape

    26/02/2010 at 09:23

  2. Se eu tivesse o poder de sintonizar diretamente com a mente das pessoas, com certeza teria colocado o que vc disse no texto. Vc definiu perfeitamente =)

    Obrigada!

    Babi Arruda

    03/03/2010 at 17:10

  3. Li seu texto e deixei isso para você. Beijo.

    MADRIGAL

    Meu amor é simples, Dora,
    como água e o pão.
    Como o céu refletido
    Nas pupilas de um cão.

    José Paulo Paes

    Glauco Braga

    03/03/2010 at 21:34


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: