A Esperança da Caixa de Pandora

Apesar de todo o caos ela existe!

O ser real

with 4 comments

Nem tudo é o que parece. As pessoas e as situações são muito mais complexas que um simples olhar baseado em achismos e suposições dos próprios conceitos. Os seres humanos são diferentes e o julgamento pode ser um equívoco sem volta. A percepção do real é uma linha tênue e muitas vezes nos precipitamos.

Entramos numa era onde julgar é natural, faz parte do dia-a-dia e nem é mais considerado um pecado assim. É tudo possível e permitido porque o ideal empregado é a velha fábula do ter e não do ser. Diria melhor, o importante é parecer. Sim, porque você não pode ter, mas se fingir que tem está tudo certo.

Não! Isso não está nada certo. Esses conglomerados de valores modernos são baseados na conveniência e no egoísmo, não respeitando os limites do espaço pessoal alheio. O julgamento é uma forma de preconceito velada que maltrata suas vítimas.

Mentiras sinceras não me interessam, nem muito menos verdades absolutas. O que interessa é o ser real do momento, olhando para as pessoas e acontecimentos com um pouco mais de compaixão e compreensão. Viver de uma percepção irreal é se jogar direto no abismo da ilusão.

As ideias que envolvem a realidade serão mais amplas se nós tivermos dispostos a enxergar as coisas claras e infinitas, sem convenções paralelas. Mente coesa e tranqüila traz mais benefícios para aqueles que sabem viver sem a presunção de serem os perfeitos. Porque ainda digo que o que mais existe são os perfeitos idiotas.

Não quero viver em um mundinho supondo suposições. Considero estrelismo barato de pessoas ordinárias e medíocres que passam pela vida julgando o próximo pela ótica do seu umbigo e nem se quer conseguem se olhar no espelho tamanha é a distorção entre o fabricado e a realidade.

E infelizmente afirmo que essas pessoas são a maioria porque a sociedade criou um legado de aparências e sofisticações do superficial, transformando as coisas em sentido conotativo. Quisera eu poder falar com toda força que as relações humanas são denotativas. Seríamos todos muito mais felizes sendo o ser real.

Já dizia o poeta que “o essencial é saber ver, saber ver sem estar e pensar, saber ver quando se vê, e nem pensar quando se vê, nem ver quando se pensa”. Uma sentença confusa a priori, mas que demonstra toda a simplicidade de uma alma que sente o real como a única forma de convivência lúcida. O ser real é essencial!

Anúncios

Written by Babi Arruda

08/02/2010 às 10:19

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. “Não quero viver em um mundinho supondo suposições. Considero estrelismo barato de pessoas ordinárias e medíocres que passam pela vida julgando o próximo pela ótica do seu umbigo e nem se quer conseguem se olhar no espelho tamanha é a distorção entre o fabricado e a realidade.”

    @amanda_arm

    08/02/2010 at 16:36

  2. Concorda ou discorda desse parágrafo Amanda?! O.o

    Babi Arruda

    08/02/2010 at 16:50

  3. Não há exercício mais irritante e contraditório quanto observar o comportamento humano. No entanto, me parece ser esse o nosso ofício, amiga.
    Adoro e desejo a verdade, mas me irrita ouvir aquelas pessoas que dizem “digo a verdade doa a quem doer”. Que verdade? A verdade absoluta? Existem tantas verdades, não é mesmo?
    Acredito piamente no que você disse: a realidade é complexa e um dos piores venenos de nossa sociedade é o ‘querer ser’ e o julgamento baseado num conhecimento muito raso dos lados de uma questão.
    😉

    Andresa

    08/02/2010 at 16:58

  4. O nosso ofício amiga é uma faca de dois gumes. Sempre queremos acertar, mas nem sempre é possível pq as verdades não são absolutas e nós não somos deuses.

    Nós somos uma caixa de pandora e não enxergamos isso 😉

    Babi Arruda

    08/02/2010 at 22:27


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: