A Esperança da Caixa de Pandora

Apesar de todo o caos ela existe!

Chantagem emocional

with 5 comments

Algumas pessoas simplesmente jogam a felicidade fora. Vivem dentro de seus mimos e visões deturpadas sobre a realidade dos fatos, escolhendo o orgulho como conselheiro. Brincam de vítimas para atrair a atenção e fazem um espetáculo de chantagem emocional.

Nada pior que brincar de roleta russa com a própria felicidade, com a própria vida. Essa eterna mania de complicar as coisas, dificultar a comunicação não leva a lugar nenhum a não ser a solidão e ao arrependimento. Depois não adianta chorar pelo leite derramado e pedir para tentar compreender suas atitudes infantis.

Chega uma hora em que é preciso crescer e se desprender do conceito egocêntrico, onde só os seus sentimentos possuem valor, onde sua dor é maior e os seus problemas são os mais difíceis. Isso é coisa de adolescente sem assunto, rebelde sem causa e sem juízo.

A vida não é preto e branco nem muito menos possui tons de cinza. Ela é muito colorida. Diversidade de opiniões e de ações. Diversidade de realidade, por isso a sua verdade nunca é absoluta.

Não queria que você sofresse assim, mas vou ser obrigada a dizer na sua cara: pare agora ou a amargura e o escárnio aparecerão no seu caminho e a única culpada será você porque não ter conseguido conter sua impetuosidade e sua ânsia por independência.

Busque a prudência. Olhe para os dois lados antes de atravessar a rua. É possível que você não consiga atravessar de volta e o que você deixou do outro lado do caminho vai fazer falta e apertar o seu coração de saudade.

Valorize mais as pequenas coisas, as atitudes singelas, as pessoas com seus gestos simples, mesmo que eles sejam completamente diferentes dos seus. Existe amor nas diferenças, existe solidariedade no oposto.

Não despreze um ser humano. Com certeza ele não merece seu desdém se lhe dedica algum tipo de afeto. Preste atenção nas pessoas que te oferecem carinho. Alguma coisa especial elas vêem em você.

Vamos acabar com esta chantagem emocional que você faz em você mesma, para sua auto-estima. Depreciar o reflexo no espelho não é uma atitude inteligente. Não existe respeito se não existe uma auto-valorização.

Se as coisas aconteceram assim é porque tinham que acontecer ou então suas atitudes levaram a isso. Não jogue o peso das suas inconquistas nas costas de outro. As inconquistas são suas, como as conquistas também. Batalhe por elas e pare de chorar e lamentar o destino.

Eu estou fazendo um apelo. Pode considerar uma chantagem se quiser, eu não me importo, mas não se abandone e nem deixe as pessoas te abandonarem. Tenha a certeza que isso está doendo muito em mim, mas é para o seu bem. Pare com a auto-sabotagem. Pare com esta chantagem emocional a si mesma.

Anúncios

Written by Babi Arruda

15/01/2010 às 17:35

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. A chantagem emocional, como todas as chantagens, é um ato desesperado de conseguir a atenção do outro. O pior acontece quando o outro já dedica atenção e utiliza-se da chantagem emocional como um vício, um abuso do hábito.

    Infelizmente tem gente que lança mão deste artifício só para manter o outro debaixo de uma ditadura, fazendo com que a relação (seja ela amorosa, familiar, profissional, etc) se deteriore. Porque embora o chantagista mantenha o controle, a felicidade deixa de habitar o relacionamento, abrindo espaço para a humilhação e a mágoa.

    A chantagem emocional é também o exercício de culpar o outro e vitimizar-se, o que por si só já é um contracenso, visto que numa relação não há culpados nem vítimas. Afinal, é preciso dois pra dançar um tango. Se alguém se vitimiza é porque está vilanizando o outro, e vice-versa.

    Escrevi pra caramba só pra dizer que gostei do seu post, principalmente por me fazer refletir.

    pachaurbano

    09/03/2010 at 13:48

    • Excelente comentário colega. Você disse muito em poucas palavras.

      Tulio

      25/09/2013 at 14:40

  2. E eu vou escrever pouquinho, mas o suficiente para dizer que gostei do seu comentário =)

    Obrigada. Contribuição valiosa!

    Babi Arruda

    09/03/2010 at 14:04

  3. Gostei do texto, andava à procura de informação para relativizar o meu caso. E concordo que claro que temos de nos respeitar a nós próprios, não deixando que ninguém nos falte repetidamente ao respeito…que as desculpas de “estar cansado”, “estar carente”, “estar inseguro” depois de repetidas cansam. E começam a não deixar margem para acreditar que alguma vez será diferente. Sei que não o faz com a intenção de magoar, mas magoa e faz porque não se controla. O grave são as ideias obsessivas que lhe passam pela cabeça… o ciúme pode ser um elogio ao nosso amor ou um insulto à nossa dignidade. E infelizmente, depois de tentar ser razoável, falar, fazê-lo ver que eram pensamentos infundados lá volta tudo ao mesmo. Estou triste por mim e por ele, mas não posso permitir. Amo-o, mas sei o que não posso aceitar. Enfim… vai passar. Aqui é chantagem emocional do outro que só aconteceu porque permiti, porque resolvi acreditar que não ia ser sempre assim. Falei que me fartei! 😀

    Sofia

    16/05/2010 at 18:29

  4. Infelizmente às vezes demora para cair a ficha e perceber que estamos sendo chantageados. Você não fez nada de errado Sofia, apenas acreditou que as coisas poderiam mudar. Se permitir e acreditar em mudanças é válido porque isso também pode acontecer. Nada é imutável nesta vida..nada! Bjs

    Babi Arruda

    20/05/2010 at 10:56


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: