A Esperança da Caixa de Pandora

Apesar de todo o caos ela existe!

Heróis brasileiros

leave a comment »

macunaíma

Brasil. País da alegria e do carnaval.

Brasil. País do samba e das mulatas.

Brasil. País da maracutaia e do futebol.

Brasil. País da lei de Gerson e do jeitinho brasileiro.

Brasil. País da impunidade e da corrupção.

 

Esse é o retrato de nosso país? Essa é a análise profunda que podemos chegar sobre as qualidades de uma nação de terceiro mundo? Infelizmente esta é uma realidade que bate a nossa porta com todos seus requintes de crueldade. E não é a toa que os nossos jovens são carentes de exemplos e modelos.

 

O mais próximo que chegamos aos heróis nacionais são Macunaíma, Airton Senna, Capitão Nascimento e Ronaldo Fenômeno. O primeiro é um herói sem caráter fictício. O segundo ídolo da Fórmula 1 morto em um acidente nas pistas. O terceiro uma idealização, um sonho de policial ideal e o quarto é o único de pele e osso, menino pobre que virou astro de futebol.

 

Não temos o Rambo, o Rocky Balboa, o Capitão América ou o Chuck Norris como heróis. Temos um Fenômeno que troca de mulher como se troca de chuteira e contrata travestis para festinhas particulares. Um herói que apesar do dinheiro conquistado permanece dentuço e com uma dicção péssima. Acho que isso é para ficar mais próximo da massa, uma identificação subjetiva com a camada popular.

 

Este é o espelho de nossas conquistas. Gerações e gerações atrás de facilidades, soluções simples para o grande problema nacional: carência de ideais! Sim, pois somos suficientemente acomodados e superficiais para aceitarmos goela abaixo os interesses de uma minoria.

 

Ora, ora, vamos analisar nosso primeiro grande herói: Macunaíma, cujo slogan é “Ai que preguiça”! O nosso modelo de brasileiro, preguiçoso, índio, pobre e sem caráter. Praticante e porque não o idealizador do jeitinho brasileiro. Este sim é o espelho do Brasil. Preguiçoso, pobre e sem caráter. Fui repetitiva?! Pois é, não ando muito esperançosa com as normativas nacionais.

 

Agora o que falar de Airton Senna da Silva do Brasil? Acho melhor tocar aquela musiquinha: Tan-tan-tan…Tan-tan-tan e gritar é do Brasil. Alegria das manhãs de domingo, ele tinha data certa para suas grandes realizações, para seus feitos extraordinários. Pessoa de hábitos simples, de vida discreta. Definitivamente um herói brasileiro, um provedor da linha pão e circo. Brasileiro adora isso! Um desportista simples transformado em herói!

 

Porém, a grande febre nos últimos tempos é com certeza absoluta o nosso querido Capitão Nascimento. Pessoa íntegra, direta, seguidora das normas e das leis. Um cidadão muito honesto que não aceita corrupção ou bandidagem ou malandragem. Grande chefe de família que ganha uma miséria como policial, mas mesmo assim não deixa se abater e faz de sua profissão uma missão pessoal.

 

Afinal, ele é um herói, um símbolo de que nem todo mundo é corrompido pelo sistema. Um marco de como deve ser um policial ideal. Pena que ele seja um personagem. De elite, concordo, mas apenas uma idealização, uma encenação premiada do desejo coletivo.

 

Mas fica a dúvida: onde estão os heróis brasileiros? Dando entrevista no Fantástico e dizendo não ter percebido a diferença entre garotas de programas e travestis? Ou então transformado em mito com suas histórias imaginárias em gibis? Acredito que Mário de Andrade não tinha a intenção de construir um herói tão fiel a nossa realidade. Era para ser uma sátira, mas acabou virando um esteriótipo do povo brasileiro.

 

Não ficou contente com meus heróis brasileiros? Então acho melhor você pedir para sair antes que eu te coloque o saco! Brincadeira, esse tipo de herói só faz sucesso em Berlim!

 

*Publicado em 18/05/2008

Anúncios

Written by Babi Arruda

26/10/2009 às 17:39

Publicado em Crônicas

Tagged with ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: