A Esperança da Caixa de Pandora

Apesar de todo o caos ela existe!

O caos, o pão e o circo

leave a comment »

Num país como o Brasil, acostumado a pão e circo, é a primeira vez que vejo a violência, o caos urbano sufocar o brilho da camisa canarinho. Em pleno dia de divulgação da convocação oficial dos jogadores para a Copa do Mundo, as manchetes que imperavam em qualquer noticiário era o horror, o medo, a falência de um estado paralizado diante da violência.

 

Os meus colegas bem que tentaram dar destaque para as notícias da seleção brasileira, mas a cada hora que passava ficava impossível empurrar o circo goela abaixo da população. Ela estava em estado de choque, em estado de alerta, estava acoada dentro de sua própria casa!

 

As horas se passavam e os relatos de vítimas se multiplicavam. Inocentes mortos, policiais assassinados a sangue frio, a baderna e a bagunça eram rainhas absolutas. Mães, pais, esposas, filhos…todos vítimas dos verdadeiros governantes desse país.

 

Ver policiais com medo de saírem de fardas, ver suas famílias escondidas, ver um estado inteiro pedindo por socorro são cenas tristes para não dizer humilhantes. Eu me senti dentro de um filme do Tarantino que por mais que pareça ilógico a primeira vista, o desenrolar do enredo revela uma trama muito bem arquitetada com pitadas sórdidas.

 

O circo da tragédia humana estava montado, só que desta vez sem pão ou seleção. A verdade é que nós somos os prisioneiros da nossa própria imprudência, da ignorância de colocar pessoas erradas no comando de uma nação.

 

Estamos presos ao caos, ao terror, ao medo, a conveniência, a estagnação, a vergonha de ter que admitir que somos fantoches de bandidos e que os governantes e a polícia são aqueles tipos de atores coadjuvantes desse teatro de horror, que não fedem nem cheiram, não fazem a menor diferença no resultado final dessa história.

 

*Publicado em 23/05/2006 – Em referência aos ataques do PCC

Anúncios

Written by Babi Arruda

21/10/2009 às 18:30

Publicado em Crônicas

Tagged with , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: