A Esperança da Caixa de Pandora

Apesar de todo o caos ela existe!

Jornalista precisa sim de diploma

leave a comment »

Artigo (com algumas atualizações) originalmente publicado no jornal online do Diário do Rio Doce de Minas Gerais em 26/09/2005

Diploma

Muito se tem discutido sobre a obrigatoriedade do diploma em jornalismo. Duas correntes dentro da comunicação vêm travando essa luta há um bom tempo para  provar quem está certo. E em um artigo publicado no Diário do Rio Doce (jornal de Governador Valadares – Minas Gerais), Kiko Machado (que não é jornalista) defende a não obrigatoriedade do diploma.

 

Discordo plenamente de suas posições, pois ser jornalista não é apenas escrever bem, ter um texto conciso e uma boa fluência da língua portuguesa. Ser jornalista é muito mais que isso. Além de desenvoltura nas técnicas de edição,  apuração, reportagem, ele deve ter também conhecimentos de comunicação empresarial dirigida e integrada, visão de mercado, conhecimento de público alvo, estratégias de marketing e suas variantes, além de diversas outras ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um bom jornalismo organizacional, segmentado e dirigido.

 

Porém, para se ter essa visão completa e diferenciada do jornalismo é necessário sim que a pessoa freqüente uma universidade, pois não acredito que um curso de alguns meses deixe alguém apto para exercer a profissão em todas suas vertentes. Sem falar da carga de responsabilidade social que está impregnada no seu conceito primitivo.

 

É lógico que a preocupação em relação a profissionais não capacitados para o exercício da função, mesmo com diploma na mão é de extrema importância. Mas devemos olhar em primeira instância para as faculdades, para a formação acadêmica falha, muito comum em nosso país. Por isso, vamos criticar o sistema pedagógico nas suas grades curriculares e suas metodologias aplicadas. Vamos mudar pela base, pelo desenvolvimento cultural desse profissional.

 

Péssimos profissionais existem em todas as profissões e não somente no jornalismo. Quantos médicos, advogados, administradores são incompetentes e cometem barbaridades, atrocidades calamitantes. E mesmo assim, nunca ouvi ninguém empenhar campanha  a favor da abolição do diploma desses profissionais. Então eu como jornalista posso fazer um cursinho de alguns meses de direito e advogar?! Acredito que questão não seja tão simples assim!

 

O mercado de trabalho está extremamente estreito, até mesmo para aqueles que possuem alta qualificação. Imagine só, profissionais de outras áreas invadindo esse mercado, que infelizmente, é muito restrito. Isso sem contar o excedente de mão-de-obra. Precisamos colocar a cabeça para fora da janela e analisar a perspectiva de nossa realidade, e não sair por aí propondo ações sem ter uma estimativa comprovada de suas conseqüências.

 

Para quem conhece história do jornalismo sabe muito bem que a regulamentação da profissão através do diploma proporcionou melhor qualidade do serviço prestado, além de garantir formas mais justas de pagamento, não prejudicando de forma alguma, os profissionais que já atuavam na área, pois eles não foram retirados de seus cargos.

 

É utopia imaginar que acabando com a obrigatoriedade do diploma só vai trabalhar na área profissionais que realmente tenham talento para função. O que irá acontecer é que as instituições de jornalismo, comunicação irão contratar pessoas não qualificadas para desempenhar o mesmo trabalho, ou com qualificações mínimas, pagando salários irrisórios e humilhantes. E isso sim é protecionismo de uma classe.

Anúncios

Written by Babi Arruda

21/10/2009 às 16:06

Publicado em Artigos

Tagged with , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: